Uma escola de tradição não deve ser sinônimo de obsolescência. O Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo soube, como poucas, renovar suas plataformas de ensino ao longo do tempo.
No entanto, a instituição de 150 anos, cujo marketing e comunicação estavam engatinhando, apresentava inúmeros
desafios:
Dentro desse processo, era necessária a renovação da própria comunicação, passando pelo reposicionamento da marca,
renovação da identidade e gestão arrojada dos canais de comunicação.
Uma instituição como o Liceu trabalha intensamente com seus recursos humanos. O primeiro passo da estratégia foi trazer as pessoas como figuras centrais dessa nova fase do Colégio. Buscamos humanizar a comunicação colocando alunos e professores como protagonistas, sempre buscando
mostrar a diversidade do colégio e a integração dos estudantes do curso pago e dos cursos filantrópicos.
Outro ponto de atenção foi a revisão dos canais de comunicação da instituição, além da migração dos investimentos em canais offline para canais digitais.
Além disso, iniciou-se um trabalho de curadoria que propôs aos próprios alunos do curso técnico integrado ao médio em multimídia gerar conteúdos como parte da
construção de seu aprendizado. Assim, foi criada a Agência Camwa, a agência júnior do Liceu.
Nesses quatro anos de trabalho, o Liceu reverteu sua imagem e hoje figura entre os cinco melhores colégios de São Paulo, além de liderar o ranking dos colégios técnicos do país. Em termos de performance, a instituição vem atingindo as metas de matrículas para o ensino médio pago e crescendo ano a ano no número de inscritos para disputar uma vaga nos cursos técnicos gratuitos.
Em resumo, o Liceu chega aos 150 anos mais atual e inovador do que nunca.